IR PARA NOTÍICAS

Verdadeiro ou Falso? Saiba tudo sobre segurança em obras e reformas

19-11-2018
COMPARTILHE:

O descuido na hora de construir e reformar é uma das principais causas de acidentes com a rede elétrica. E hoje é dia de tirar suas dúvidas sobre o tema. Confira abaixo a seleção de mitos e verdades que fizemos para que você também seja um guardião da vida em sua comunidade.

  • O simples fato de aproximar equipamentos e ferramentas de trabalho da rede elétrica já pode causar acidentes?
    Verdadeiro – Ao manusear equipamentos como vergalhões e barras de aço, arames, réguas de alumínio, canos e outros materiais metálicos, tome cuidado para que nada chegue perto dos fios da rede elétrica. Os cabos são energizados e sua simples aproximação pode causar choques.
  • Construções de 2º e 3º pavimentos têm mais perigo, porque ficam mais próximas da rede de alta tensão.
    Falso – Apesar da rede de alta tensão ser muito perigosa, ela não é a única a causar acidentes. Redes de baixa e média tensão também representam uma parcela importante dos acidentes graves com a população. Principalmente no caso de obras ou manutenções feitas em telhados.
  • Andaimes podem ser instalados próximos da rede elétrica.
    Falso – Andaimes são condutores de energia e, por isso, devem ser posicionados bem longe da rede elétrica.
  • Serviços de pintura não podem ser realizados em locais próximos à rede elétrica.
    Verdadeiro – Nenhum serviço de pintura pode ser realizado próximo à rede elétrica. Nesses casos, se o local a ser pintado estiver perigosamente próximo da rede, a orientação é entrar em contato com a distribuidora de energia da sua região e pedir o desligamento ou isolamento da área.