IR PARA NOTÍICAS

Ligação clandestina: perigo à vista!

09-08-2018
COMPARTILHE:

As ligações feitas diretamente na rede elétrica, também conhecidas como “gatos”, podem causar acidentes graves e fatais: choques, curto-circuitos e incêndios. Então é importante saber:

• Diferença entre “gato” e fraude
Ambos são crimes e representam riscos, mas existem algumas diferenças. Na ligação clandestina, a energia é puxada diretamente da rede elétrica. Isso é roubo. Fraude é quando os lacres do medidor são rompidos para manipular o consumo do relógio de energia. Lembre-se que apenas funcionários com identificação de empresas do Grupo CPFL podem ter acesso ao seu relógio de energia elétrica.

• “Gato”, além de crime, é um risco à segurança pública
Quem faz ligação clandestina sabe que está cometendo um crime. Mas nem sempre se dá conta dos riscos que este crime representa para sua própria família. O conhecido “gato” pode provocar incêndios, choques e curto-circuitos. Ou seja, os riscos são para todos, inclusive para quem fez.

• Proteja sua família e sua comunidade: denuncie
O único caminho, neste caso, é fazer uma denúncia anônima: assim você contribui com a segurança das pessoas do bairro. Para realizar uma denúncia, acesse www.cpfl.com.br/fraude do seu computador ou em nossos serviços online no celular.

Seja um guardião da vida com a gente.

Quer mais dicas para compartilhar? Fique ligado no nosso blog.